Metodologia

NOSSA METODOLOGIA

O desafio de atender às crianças, adolescentes e jovens em suas respectivas escolas e comunidades é algo de grande relevância, haja vista a necessidade de se respeitar as características locais e culturais de cada grupo atendido em seus respectivos Territórios de Identidade. Desta forma, o IMIC apresenta uma metodologia de execução do “Projeto de Elaboração, implantação e execução de ações para Educação e Conscientização para o Trânsito”, as quais são:

Etapa I – Planejamento e estruturação dos trabalhos;

Etapa II – Desenvolvimento das ações de atendimento aos alunos e formação dos agentes multiplicadores;

Etapa III – Monitoramento e aferição dos resultados do Projeto.

O projeto prevê o atendimento a 33 (trinta e três) CIRETRANS no interior do Estado e à Sede do DETRAN – BA, em Salvador, formando 34 (trinta e quatro) Núcleos de Educação. Para atender às CIRETRANS e a Sede do órgão, serão implantadas 07 (sete) Coordenações Regionais, os quais terão o objetivo de atender às CIRETRANS em sua área de abrangência.

Os Núcleos de Coordenações Regionais deverão atender às cidades que possuam CIRETRAN em sua área de abrangência, contando com o quantitativo mínimo de 05 (cinco) unidades escolares em cada CIRETRAN e mais a Sede do DETRAN – BA, conseguindo desta forma, cumprir o quantitativo mínimo expresso no Edital, de 170 (cento e setenta) unidades escolares.

Com essa divisão, as atividades deverão ser realizadas nas Escolas das Redes Estadual e das Redes Municipais dos municípios atendidos, sendo que cada equipe de Coordenação Regional visitará as unidades escolares realizando as atividades planejadas junto aos alunos, docentes, gestores escolares e agentes multiplicadores. Deverão ser atendidas as escolas que preencherem plenamente os requisitos dispostos no Edital, com prioridade para o público do Ensino Médio.

A Equipe Técnica de Gestão terá a seguinte composição:

  • Coordenador Geral;
  • Coord. Técnico – Pedagogo;
  • Coord. Técnico –Administrativo/Financeiro;
  • Coord. Técnico – Pessoal;
  • Coord. Técnico – Ações Operacionais;
  • Pedagogos;
  • Psicólogos;
  • Assistentes Sociais.

Esta equipe atuará na Sede do IMIC, em Salvador, com o objetivo de planejar, gerir, acompanhar e monitorar todas as ações realizadas pelas equipes técnicas que serão alocadas nas 07 (sete) Coordenações Regionais. Além disto, estarão em contato direto com a equipe técnica do DETRAN – BA, reportando todas as atividades realizadas e definindo a realização das ações futuras.

As Equipes de Coordenações Regionais atuarão nas atividades em cada um dos Núcleos de Coordenação Regional implantados, totalizando 07 (sete) equipes, de acordo com os municípios definidos:

  • Coordenador Regional;
  • Instrutores;
  • Monitor;
  • Assistente Administrativo.

Foi elaborado o material didático para os agentes multiplicadores, onde se demonstra as principais características de ensino aos jovens, e a forma de se tornar um multiplicador das boas práticas no trânsito, tornando cada Professor e membro das comunidades no entorno das escolas, um parceiro na educação e conscientização do trânsito.

Com relação às ações junto às crianças, adolescentes e jovens, no que se refere ao material didático, as equipes atuarão com um material elaborado especificamente com os objetivos a serem alcançados no Projeto Pedagógico.

Foram elaborados 04 (quatro) perfis de material didático para o aluno:

  • Material didático do Ensino Fundamental Nível II (6º e 7º ano) – Material com enfoque no Eixo de Comunicação e Trânsito, para alunos de 12 a 14 anos de idade.
  • Material didático do Ensino Fundamental Nível II (8º e 9º ano) – Material com enfoque nas relações humanas e o trânsito, intitulado Conviver e Viver o Trânsito, buscando atender alunos de 14 a 16 anos de idade.
  • Material didático do Ensino Médio – Material elaborado para atender aos alunos que cursam o Ensino Médio (1º ao 3º ano), com faixa etária entre 16 a 20 anos de idade. O enfoque desse material é o trânsito e suas competências como condutores, intitulado Direção para a Vida e Direção Legal.
  • Material didático complementar para alunos a partir de 17 anos (Manual da Primeira Habilitação), onde eles poderão entender de forma simples e objetiva as regras de trânsito com um foco natural da idade e das necessidades sociais as quais os adolescentes e jovens estão suscetíveis.

Cada unidade escolar deverá receber as visitas da Equipe Técnica da Coordenação Regional pelo menos por 05 (cinco) momentos ou datas distintas, perfazendo o mínimo de 20 horas por turma atendida, atendendo as definições contidas no Projeto Pedagógico. Ao final das ações educacionais planejadas, será realizado evento de encerramento em cada unidade escolar, onde os alunos poderão apresentar em uma feira cultural todas as informações aprendidas durante o projeto, além de exercitarem a prática cidadã em seus cotidianos. Os agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito serão certificados como “Parceiros do Trânsito”, reconhecendo-os como formadores de práticas cidadãs no trânsito.