Apresentação

O PROJETO

O projeto Trânsito Cidadão constitui-se numa série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação para o trânsito e atendendo a alunos do Ensino médio ao ensino Fundamental, da rede pública do Estado da Bahia, professores e agentes multiplicadores.

O Projeto busca levar as escolas contempladas ações educativas promovendo a formação de atitudes na perspectiva de promoção de um trânsito mais humano que favoreça a melhoria da qualidade de vida, demonstrando ser a educação a principal estratégia que vise reduzir o número de acidentes.

QUEM EXECUTA O PROJETO?

A Fundação Instituto Miguel Calmon – IMIC é uma Instituição de caráter técnico-cientifico e cultural, com autonomia financeira e administrativa, patrimônio próprio e sem fins lucrativos. Dedica-se em especial as áreas de educação, ciências sociais e econômicas e à formação científico-cultural, com ênfase em tecnologia enquanto efetiva contribuição para a sociedade.

QUEM PARTICIPA DO PROJETO?

O projeto visa atender ao quantitativo mínimo de 40.000 (quarenta mil) alunos e 1.000 (mil) agentes multiplicadores.

Alunos – de 12 a 20 anos, da Rede municipal de ensino (Ensino Fundamental) e Rede Estadual de Ensino (Ensino médio – 1º ao 3º ano) do Estado da Bahia

Agentes multiplicadores – Professores das unidades escolares atendidas, servidores das CIRETRANS, agentes   públicos em geral, membros de entidades sociais, grupos ou associações locais.

COMO FUNCIONA?

Para cada CIRETRAN será disponibilizada uma equipe técnica, formada por coordenadores, psicólogos, pedagogos, monitores e instrutores. Essa equipe realizará atividades pedagógicas de forma lúdica e atrativa nas unidades escolares contemplada onde usará a metodologia expositiva participada e o trabalho com grupos colaborativos de alunos.

Os conteúdos organizados em módulos pedagógicos serão desenvolvidos, através de diferentes estratégias de ensino, realizando ações educativas como Palestras, Debates, Oficinas, Atividades com abordagens lúdicas e Interativas, Músicas e Vídeos.

ONDE OCORRE O PROJETO?

O Trânsito Cidadão busca atender a todas as CIRETRANS dos Territórios de Identidade no Estado da Bahia. Serão 33 CIRETRANS mais a Sede do DETRAN Salvador.